Linda Rojas

O que realmente importa

Minha mãe é uma heroína e com certeza me dá a estrutura para enfrentar qualquer obstáculo. Além da força, mesmo parecendo tão frágil (só parece), ela me dá amor. Amor puro que entra em minha alma e é capaz de me encher de esperança e energia.

Falar sobre câncer ainda a deixa muito desconfortável, ao contrário de mim, que saio contando para todo mundo.

Ela sempre diz que eu assusto as pessoas e que não percebo que ficam impactadas quando abordo com naturalidade alguns procedimentos que tive que fazer ou alguma história ligada a isso.

Falo disso espontaneamente, pois faz parte de mim. Essa é minha história assim como tantas outras que tenho, tristes ou felizes.

Patricia Rojas, minha mãe
Patricia Rojas, minha mãe

Sei que parece óbvio classificar esse período da minha vida como triste, mas dentro dele tive tantos momentos felizes, aprendi tantas coisas e na maioria das vezes me senti tão especial.

Não! Não gostaria de passar por isso de novo, mas já que passei vamos tirar o bom disto 🙂

Quando expus para mais pessoas, numa palestra que fui convidada (e que depois vou contar aqui porque foi muito emocionante), fiquei um pouco nervosa nos dias que a antecederam. Não pelo fato de contar sobre minha doença dessa maneira pela primeira vez, mas sim por querer passar a mensagem correta. Meu objetivo era que as pessoas entendessem que a vida é maravilhosa apesar de tudo. Quando acabei, me senti com a sensação de dever cumprido pelo retorno que tive. Mas só agora, relendo meu último texto postado (veja aqui), pude comprovar que realmente essa maneira de ver a vida já está introduzida em mim.

Acontece que quando estava terminando a palestra percebi um “erro”, pois não tinha contado que não precisei tirar o seio todo e então, acabei contando somente no final em meio a muitas risadas. Na verdade tiraram metade da mama, mas o cirurgião plástico Doutor Diogo Franco, “remontou” o que não foi retirado e fez uma mama nova, redondinha, sem silicone. Só ficou um pouquinho menor do que a outra. Percebi que estava comentando o mesmo “erro” não dando tanta ênfase nesse ponto no meu último relato.

Entendi que apesar disso ser um milagre o qual agradeço, tive muitos outros nesse processo e não me apaguei a isso como fator fundamental da minha gratidão.

Lembro que quando o Caio descobriu, ele procurou o Doutor Augusto por todo o hospital para entender o motivo da mudança de planos. Tivemos até um pouco de desconfiança, pois em nossa ignorância pensávamos que se houvessem tirado o seio a doença não poderia voltar.

Sou muito grata por reconhecer ali, naquele momento, que o que estava em jogo era mais importante do que a vaidade de manter meu peito.

Mulheres vivem sem uma mama, ou sem as duas, ou sem metade e não estou dizendo que seja fácil. Mas essas mulheres…nós, sabemos que mediante o que passamos o mais importante de tudo é que estamos vivas e podendo desfrutar das alegrias da vida, que muitas vezes não são tão pequenas como imaginamos.

cancer_mama1

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 🙂

Gostou? Então compartilhe!

5 Comentários

  • Rejane Maria Lorencini

    Parabéns, guerreira! Só nós é que sabemos o tamanho da luta, com certeza, mudamos muito na maneira de pensar, acredito que olhamos por outra dimensão. Crescemos como seres humanos, coisas que antes achávamos importantes, talvez agora achamos meio fúteis. Acredito que tentamos viver um dia de cada vez, com mta intensidade, sem nos preocuparmos tanto com o amanhã e na verdade nos sentimentos felizes nas pequenas coisas do dia a dia, que antes até passavam desapercebidas. E vamos que vamos…um dia de cada vez…e sempre! Beijos <3

  • Luana Kalil

    Cada palavra sua me emociona… nao consigo parar de sorrir e chorar ao ver voces dois nesse projeto lindo de relatos unicos e intensos!
    Lembro de você bela, tranquila e com um sorriso timido ao me contar tudo o que tinha acontecido e estava acontecendo. O dia estava bonito, meu estômago todo embrulhado, eu e voce olhavamos uma a outra com ternura, e eu lívida ouvia você, sem saber se te abraçava e te enchia de beijinhos carinhosos, se chorava, gritava ou sorria … notava teu olhar forte, determinado, trabsbordando amor e vida, enfrentando tudo com serenidade e resiliência. Te abracei… com todo amor que tenho e me emocionei… levei uma bronca sua, lembra? ” Lu, não me faça chorar (risos) caio e minha mãe estavam comigo!”

    Minha Linda mais linda de todas do mundo todo.. orgulho, carinho e admiração definem. Amo você! Estou contigo pra sempre!!!

    Caio, de menino a homem, anjo em forma de Príncipr encantado, protetor e companheiro da mulher da sua vida!
    Emocionante ver você exercendo a tarefa de anjo encantado rs.. parceiro, apoiando incondicionalmente sua amada! Voce e assim por ter a família que tem, ter recebido educação e amor.

    Parabéns meus queridos!

    Carinho eterno…

  • Shirley Shcolnik

    Linda, menina linda!
    Apesar do pouco convívio que tivemos, percebi essa Luz que te envolve. Você é especial e mesmo sem conhecer o Caio, digo o mesmo sobre ele.
    Acabo de ler seus textos e acabo de ficar sabendo do que se trata o blog que curti assim que vi, mas que só li neste momento.

    Graças a Deus tudo deu certo!!! Desejo a vcs toda a sorte e felicidade do mundo…. Um beijo grande princesa 🙂

  • Bruna

    Como me sinto orgulhosa. Lembto de qnd vc me ligou para me dar a noticia. Meu tel tocou e vi “Linda” eu estava toda arrumada pq ia sair com uma pessoa q era muito especial pra mim, resumindo..eu tava explodindo de felicidade e ansiosa pra essa pessoa chegar. Meu cel tocou e era vc. Eu atendi “amiguinhaaaaa” e mesmo com uma noticia ruim no coração riu e falou “oiii abiguinhaa, tenho uma notícia para te dar” e me deu..Lembro q eu estava em pé toda pronta para curtir uma noite que pra mim seria maravilhosa, sentei na cadeira da casa da minha mãe e ali fiquei. Desliguei o cel com vc e ali eu continuei, sentada. Pensando e chorando, pensando nos nossos momentos maravilhosos em Buzios, nas nossas risadas, nas nossas gargalhadas e um medo enorme de perder vc. Ali pra mim acabou. Acabou o dia, a noite, tudo. Sai tomei um porre e so falava de vc. So pensava em vc, do pq q isso estava acontecendo com vc. Eu nao conseguia entender, pq isso estava acontecendo com uma pessoa que tinha e tem um coração tão puro. E hj ja se passaram 5 anos? Ou mais? E vejo que isso aconteceu pra vc brilhar mais do q vc brilha. Pra vc servir de inspiração para as pessoas, mais do q vc ja servia. Meu amor por vc triplicou. E triplica cada vez mais em cada texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *