Uncategorized

Um pânico na Quimio

Nesse meu último tratamento, passei por 4 ciclos da quimioterapia branca. Foram 4 meses em que revivi a parte mais difícil de ter tido câncer, claro, isso sob meu ponto de vista.

A questão é que ainda vivi desconfortos inigualáveis com a touca térmica. Na esperança de manter os fios me submeti a baixos graus de temperatura justamente enquanto a medicação que precisava entrava pelas minhas veias. Confesso que a combinação não era nada agradável.

Na segunda aplicação, fui mais preparada. Levei roupa de neve, sem brincadeira, e assim consegui ficar mais aquecida.

Parecia que tudo bem quando comecei a ficar com um desespero desconhecido. Como se estivesse com algum tipo de ataque de pânico. Minha visão ficou turva e a fobia por estar atrelada a um acesso, à medicação e ao tubo que enviava ar frio para meu “capacete” me deixou descontrolada. Segurei o impulso de arrancar tudo e levantar daquela cadeira. Era uma vontade enlouquecida e sinceramente não sei como consegui controlar esse ímpeto. Mas as enfermeiras atentas e minha mãe logo perceberam meu comportamento e me ajudaram.

Expliquei para a enfermeira da oncologia que não me sentia nada bem, que estava com uma espécie de pânico e ela explicou que podia ser o remédio que introduziram antes da quimio. Aquele coquetel básico.

Juro que tudo isso não durou mais de 2 minutos, mas fiquei bastante assustada.

Quando se aproximava da minha terceira sessão, fui antes para uma consulta com o Oncologista para acompanhamento e obviamente relatei o ocorrido logo de cara. Ele já tinha me dito pra ficar atenta e falar sobre qualquer detalhe.

Minha comunicação sempre foi muito aberta, sempre analisei tudo para poder chegar com muito “material” para a consulta e isso foi fundamental, pois ele disse que basicamente era só diminuir a dose daquela medicação.

Se eu não tivesse comentado poderia acontecer de novo e, vamos combinar, que lidar com a quimio já era o suficiente. Por isso também decidir não usar mãos a touca. Esse era um desconforto que eu podia escolher não passar.

Fiz minha terceira sessão e pronto, funcionou! Fiquei na santa paz. Bom, na santa paz, na medida do possível 🙂

Conversem sobre tudo, cuidem de vocês mesmos e facilitem essa troca com quem também sabe cuidar muito bem de nós, ainda mais nossos profissionais da saúde 🙏🏻

Ps: para quem está em tratamento, saibam diferenciar um caso do outro. Estejam em paz e confiem na medicina. Precisamos ficar atentos a cada detalhe. Fiquem bem!

Gostou? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *