Linda Rojas

Por que falar sempre sobre câncer?

Essa é uma questão que já foi levantada por alguns poucos familiares, por conhecidos e de repente isso já passou pela sua cabeça.

“Ela já está curada (em remissão) pra que falar sempre sobre isso?”

Vou dar algumas respostas começando pela mais singela, pura e clara, falando diretamente para quem pensa assim (espero que não seja você): eu me sinto muito à vontade com minha história!

Exatamente! A doença faz parte da minha vida, de aprendizados inesperados, de forças recuperadas, de momentos intensos e emocionantes. Eu não sei vocês, mas eu não consigo, nem quero apagar uma coisa dessas. Apesar da dor, prefiro trabalhar e assumir esse período da minha vida e transformar ele numa Rosa 🌹 branca, com toque suave e tão bela que nos faz dar mais atenção a isso do que aos espinhos do caule.

Quero dar mais destaque ao bom, ao belo e ao transformador de viver duas vezes esse mesmo capítulo. Tá bom, não exatamente o mesmo, mas as linhas dessa história já me eram familiares.

Depois disso, percebam as sutilezas do movimento que quero trazer, ainda que seja embrionário. Pode ser ainda pequeno e imperceptível para você, mas para mim, tudo já é muito óbvio, enorme e faz muito sentido. Mas quero ir além, vamos lá…

Eu estudei Relações Internacionais e já no primeiro período descobri que queria trabalhar com causas sociais, uma das áreas de atuação do meu curso. Pois mesmo sem parecer, isso tudo exige muito trabalho, tanto que é estudado em faculdade, pois contém técnica, desenvolvimento, um lado político, diplomático e, claro, muita dedicação, amor e veracidade.

Pois bem! Se foi justamente isso que eu estudei e por coincidência (ou não) tenho uma causa real, genuína, que teve um impacto tão profundo na minha vida, eu te pergunto: por que raios não posso usar meus conhecimentos reais, emocionais, intelectuais e acadêmicos em prol do combate ao câncer?

Provavelmente porque a doença incomoda muito mais a você do que a mim. E isso te impede de enxergar que quando paramos de desenvolver um assunto, ele fica estagnado, cria raízes de preconceito, gera tabus e NADA MUDA.

Meus queridos, eu ainda quero que muita coisa mude. Não só por mim, mas por muitas mulheres e famílias que merecem menos sofrimento, avanços em informação na área da saúde, acesso a tratamento e, principalmente, que tudo que permeia o câncer se torne mais leve e descomplicado!

Então, enquanto Deus me permitir, vou continuar trabalhando firmemente de todo o meu coração para deixar um grande legado 🙏🏻

Gostou? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *