Caio Barreto

Lenda pessoal

Em algum determinado momento você vai querer estar no seu caminho certo ao invés de se sentir somente levado.
Não olhar pra si mesmo e se fazer certas perguntas pode parecer não trazer nenhum malefício aparente, mas acredito que, no mínimo, fará você subaproveitar seu potencial.

Costumo ser bem cético com autoajuda em geral, especialmente os coachs e “gurus” modernos, porém é inegável que nossas forças internas, pensamentos e objetivos nos controlam e, por consequência, controlam o mundo.

Nenhum de nós saberá de tudo e, certamente, iremos nos deparar com situações antes impensadas e/ou indesejadas. Vide o câncer.

Mas nos colocando numa visão de fora, em uma autoanálise…o que queremos? Não somente o que nosso contexto (cidade, criação familiar, formação educacional, renda, etc) nos diz, mas aquilo que a gente REALMENTE quer?
Se fosse uma resposta fácil e estática, os coachs e gurus modernos teriam menos oportunidades de mercado, rs. As possibilidades são quase infinitas e normalmente tratam-se de caminhos longos, às vezes com duração de toda uma vida.

Paulo Coelho em “O Alquimista, livro que é referência para dezenas de milhões de pessoas e recomendo muito a leitura (pra quem gosta de basquete, essa obra é reverenciada pelo Lebron James), cita que todos temos nossa lenda pessoal e conta uma narrativa super interessante e didática, cheia de analogias, acerca da busca dela.

Digamos que você tenha uma hipótese de qual seja a sua, o que você faz por ela?

Se for conhecer o mundo, você já viu por onde começar? Se for ter um filho e ser a melhor mãe ou pai para ele, já parou pra pensar qual tipo de família gostaria e como se planejar para ela? Se for correr uma maratona, já conquistou os primeiros km? Se for criar uma empresa, você começou a estudar para isso e ver as oportunidades?

Se você não faz ideia, que tal começar a se perguntar? Que fique claro que não precisa ser algo grande para os outros, deve ser importante para você.

Toda jornada é feita de passos e a cada um que é dado, mais a motivação toma conta de nós. E quem precisa estar ao seu lado pra isso acontecer? Assim vai ser fácil você selecionar ou se aproximar mais de pessoas que te levem a isso.

Sinceramente, eu sinto (claro que posso estar errado), que já encontrei há alguns anos minha lenda pessoal e adapto meu dia a dia para ela. Meus dias são pequeninos passos na direção daquilo que acredito.

A Linda talvez tenha encontrado a dela após o câncer. Ou melhor, reencontrado, porque está em nós e precisamos nos reconectar para tal. E ela tem trabalhado durante anos para que isso se concretize, ao mesmo tempo que lutava pela cura.

Sim, o cotidiano nos consome e alguns dias nós só queremos chegar até o fim dele, assim como adaptações são necessárias no percurso. Mas quando nossa perspectiva se alonga, isso muda completamente nosso foco e vemos como mais um passo da jornada. Colabora demais pra não desistirmos nem fazer desvios desnecessários, o que chamam de “custo de oportunidade” e que nos é apresentado diversas vezes.

Hoje é um dia que colabora para sua lenda pessoal? Se você não faz ideia ou não acha que é, talvez esteja na hora de tentar descobrir…

Gostou? Então compartilhe!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *