Linda Rojas

Sutiã Cirúrgico

Depois do diagnóstico de câncer de mama e a vida virar de pernas pro ar, ainda temos que tratar de manter tudo nos trilhos pois, principalmente nesse primeiro momento, muitas decisões devem ser tomadas e começa uma corrida contra o tempo até a operação ou início do tratamento. Geralmente, uma dessas fases logo vem, sendo que no meu caso (das duas vezes) o tempo entre diagnóstico e cirurgia, foi de uma semana.

Nesses dias você fica totalmente voltada para isso fazendo exames pré-operatórios, documentação no hospital ou resolvendo burocracias com o plano de saúde. Sem falar que precisa deixar tudo encaminhado no trabalho, faculdade e outros compromissos diários que ficarão interrompidos durante o período que você tirará para cuidar unicamente da sua cura.

Nesse momento a sua “equipe” já começa a ser formada espontaneamente. Mãe resolvendo uma coisa, marido outra, empresa apoiando e facilitando as documentações para entrada no afastamento pelo INSS, etc. São muitas atribuições que considero bem positivas pois ao invés de ficar chorando em casa, sua cabeça fica ocupada e aí já partimos para o ataque.

 

Quando você parar, vai perceber que já entrou nessa guerra e recobrou forças que nem sabia que existiam. Nesse momento você já está lutando e nem notou quando entrou para a linha de frente desse combate. Mas já que estamos nessa posição, vamos pra vencer!

 

Na véspera da sua internação é necessário fazer um checklist e verificar se não falta nada. Para passar no mínimo dois dias no hospital, precisamos levar alguns itens básicos e outros não tão óbvios assim.  Vamos esmiuçar estes itens em próximos textos, então fiquem ligadinhas(os). Uma dessas peças importantes, normalmente solicitada pelo seu médico, é um sutiã cirúrgico, que tem um papel fundamental nos cuidados pós-operatórios para obtermos o melhor resultado esperado, principalmente para quem fizer cirurgia plástica também.

No ano de 2012, quando tive câncer de mama pela primeira vez, fomos avisados dias antes da internação que precisaríamos deste tipo de sutiã especial. Confesso que esquecemos em meio à correria. Quando chegamos ao hospital público, já que não contava com plano de saúde naquela época, a equipe médica perguntou pelo acessório e rapidamente meu pai saiu em busca dele. Lembro que era simples e ficava um pouco apertado, o tecido era mais grosso e as costuras bruscas. O grande diferencial é que o fecho fica na parte frontal, assim facilita a limpeza e troca de curativo nos dias seguintes.

Desta vez, quando tive recidiva, além de estarmos mais “treinados” para os procedimentos, pude contar com um ótimo plano de saúde que me daria acesso a um tipo de cuidado mais humanizado que, infelizmente, na rede pública apesar de muito empenho e carinho dos funcionários e doutores, ainda falta estrutura. Mantive os mesmo médicos, mas agora de forma particular. Nas consultas com o doutor Diogo Franco, meu cirurgião plástico, ele logo me informou que contava com um fornecedor de sutiãs muito bom, então já era uma preocupação a menos, ele mesmo levaria e eu sairia da cirurgia já com ele.

 

Após as 8 horas de cirurgia, que conto aqui, acordei da anestesia com o peito vendado. Mas no dia seguinte o médico já colocou o melhor sutiã cirúrgico de todos os tempos. Juro que amei logo de cara! Além de ele abrir na parte da frente, também abria nas alças o que facilitava ainda mais os curativos, principalmente por ajudar no acesso aos seios. Ficava muito mais fácil chegar até os pontos das costas e não precisava passá-las pelos braços.

Continuo usando até hoje o sutiã estilo cropped que é da marca Madah Lingerie, super confortável, tecido macio, tem no mínimo em 3 cores e tanto o fecho central e o das alças são reguláveis. Isso meus amores, é bem funcional, já que nas semanas seguintes os seios vão desinchando e você pode deixar ele mais justinho, como o próprio médico vai orientando nas consultas seguintes.

Tive a melhor das experiências com o modelo e essas dicas valem ouro, pois faz muita diferença num momento sensível como esse. Além do mais você, assim como eu, pode continuar usando. Adoro colocar ele para viajar, dormi com ele por muito tempo e tem um lugar especial na minha gaveta de lingerie, não como uma peça feia e sem graça como normalmente são estes pedaços de roupa cirúrgicos, porém como uma peça estilosa e prática. Depois de tudo, sentir-se segura e confortável é fundamental!

Siga nosso Instagram @umalindajanela 😉

Gostou? Então compartilhe!

Um comentário

  • Chica

    Teus depoimentos tao bem feitos, alem de passar toda emoção do momento servem pra ajudar e muito quem por ventura na mesma situação se encontre! Boa dicacessa do soutien. Um beijo e desejo de tuuuuuiido de bom e muita força! Chica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *