Linda Rojas

10 curiosidades que ninguém te conta sobre o tratamento

Já imaginou ter o diagnóstico do câncer e não entender nada do assunto? É o que acontece na maioria das vezes ou por falta de informação ou por falta de contato com pessoas que já tiveram. Não estou falando que temos que necessariamente saber de cada detalhe, mas eu era tão leiga no assunto que quando o médico me avisou que o cabelo cairia eu simplesmente tinha certeza que isso não ia acontecer comigo. Hi hi hi, bobinha!

Mas a falta desse assunto ser falado mais abertamente me fez descobrir muitas coisas no susto e olha que eu pesquisava muito, então vou contar detalhes que possivelmente você não sabia:

1- Minutos antes de entrar na cirurgia o médico vai rabiscar, com uma caneta especial, toda a área para se guiar na operação. Você vira tipo um mapa humano.

2- No pós-cirúrgico você vai descobrir que ninguém, absolutamente ninguém vai conseguir fazer um rabo de cavalo decente em você. Aí você vai parecer um tiranossauro Rex tentando fazer sozinha, mas cuidado em seguir as recomendações dos médicos, ainda mais nesse período de cicatrização.

3- Para quem colocar próteses na reconstrução vai se dar conta meses depois que os seus seios ficam, assim, mais geladinhos… sempre.

4- Xixi vermelho? Temos! Assim que iniciar o protocolo de quimioterapia nada de sustos quando for ao banheiro, seu organismo está apenas eliminando o excesso de remédio.

5- Que o cabelo cai a gente já sabe, mas tocar o seu braço e ver todo os pelinhos soltando é muito louco. Além, é claro, de todos os outros, inclusive os pubianos 

6- Para cuidar da veia antes da quimio você faz compressas de água quente, não de gelo!

7- Geralmente é indicado você continuar se exercitando, mas você vai fingir que não é, mas atenção que a fadiga é cumulativa. Movimente-se!

8- Vai ser tão comum mostrar os peitinhos que possivelmente já vai chegar no consultório do médico tirando a blusa.

9- Alguns dos seus “amigos” vão sumir.

10- Pessoas que você jamais imaginou vão se aproximar e fazer parte da sua rede de apoio.

Essas foram minhas 10 curiosidades do tratamento que ninguém te conta, mas aposto que você tem mais algumas, me manda aqui nos comentários que vou amar ler e assim nos ajudamos com mais informação.

Gostou? Então compartilhe!

7 Comentários

  • Tania

    No meu caso nem imaginava que ia acordar da cirurgia com a mama, fiz quadrantectomia mas o sentinela e outros foram positivos, acordei sem os linfonodos da axila direita.
    Ninguém conta que tem que levar um picolé durante a quimio vermelha pra evitar mucosite.
    Ninguém conta que um pouquinho de oncilom A em orabase nas feridinhas que aparecerem na boca ajuda muito na cicatrização.
    Ninguém conta que o creme indicado pra controlar as feridas da radioterapia, aquele da vaquinha, tem PABA que é uma substância cancerígena.
    Não dá pra descrever a perda dos cílios e sombrancelhas! Achei pior que os cabelos pq não tem peruca pra eles,rs, só desenhando no lápis
    E o cabelo que cresce é fino e elástico igual algodão doce.
    Mas o que ninguém conta mesmo é que mama densa é um perigo Eu falava há 7 anos dos nódulos pequenos á 3mm da pele e os mais renomados mastologistas dizendo que eram nada.
    E no dia do exame de ultra de revisão, fazia de 6/6 meses, a médica disse q não tinha nada. Insisti e levantando da mesa, limpando o gel, ela passou o transdutor onde pedi, na base da mama e descobriu o ca. Pergunta pro Augusto o que passei…
    Ninguém fala, mas exame de mama começa nas costelas, até a base do pescoço e axila. Fica o alerta! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *