Linda Rojas

Rotina de exames ou exames de rotina?

Tá aí uma coisa que a maioria das pessoas procrastina: fazer exames, sejam ele de rotina ou não.
Umas das principais “desculpas” é a falta de tempo. Falta de tempo é muito relativo, né!? Geralmente temos, sim, tempo para aquilo que consideramos prioridade.

Fiquei pensando muito nisso na semana passada e até entrei num conflito interno. Além de ter que cumprir com uma série de compromisso, tinha na agenda exame, primeira consulta com o oncologista (pós cura), nutricionista, analista (semanal) e esta semana segue… injeção do Zoladex (falei um pouco sobre este medicamento no Insta), consulta de acompanhamento com o Cirurgião Plástico e, ainda, preciso pesquisar fisioterapeuta.

Aí fiquei pensando, será que tô hipocondriaca? Será que está chato no meu trabalho que eu precise sair em alguns períodos do dia para cumprir com meus protocolos médicos?

Automaticamente o grande apredizado que ter um câncer me deu venceu a crise e expulsou por completo os outros pensamentos. Quer saber quais foram os argumentos? Vamos lá…

Em primeiro lugar, tenho 30 anos e quase nunca fui ao médico, pois apesar de tudo, mal pegava um resfriado.

Jamais tive a consciência de que não preciso ficar doente para visitar o doutor. Jamais tive a noção exata de como me alimentar de forma saudável. Minha alimentação sempre foi guiada pelo senso comum, que diz que se no rótulo tá escrito que é “zero alguma coisa” tava ótimo. Não pensava muito em que nosso alimento precisa ser “personalizado” e que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes.

Mastologista, Oncologista, Ginecologista e enfermeira. (Alguns dos meus anjos)

Exames de rotina? Nunca tinha feito! Nem me conhecia por dentro e não tô falando da alma, rs.

Estou correndo atrás do tempo perdido e vendo hoje, tudo o que não vi em toda minha vida, não importa se “acumulou” e tudo esta acontecendo ao mesmo tempo, o mais valioso é que eu estou zelando pela saúde e isso sim é prioridade para mim. Quero encontrar sempre um ambiente profissional que incentive esses cuidados e não façam me sentir “errada” por estar indo às minhas consultas e exames. Quero ter colegas compreensivos que entendam que a vida vale mais que tudo, que somos um templo sagrado e se essa nossa “maquina” falhar (como já falhou), a tristeza inevitavelmente chega e iremos lamentar essa negligência.

Agradeço por atualmente ter o apoio da empresa onde eu trabalho, dos meus colegas, amigos, professores, familiares, marido. Pode ser um pouco de sorte, mas acredito que nossas próprias escolhas mostram o nosso entorno. Se tenho tudo isso a minha volta, com certeza é por que sei me colocar e faço questão de ser o mais transparente possível e digo a todos com todas as letras: MINHA SAÚDE é o que mais importa neste momento.

Além de contar com um bom senso enorme e distribuir bem meu tempo, assim consigo fazer muito sem que uma coisa altere a outra. Assim, fica mais fácil de ganhar o respeito e compreensão de todo 😉

Ah, já ia esquecendo… o resultado dos meus primeiros exames foram excelentes. Estão maravilhosos e isso não tem preço!! Obrigada a todo que torceram 🙂

Gostou? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *