Doar é preciso
O câncer, como todos sabem, é uma doença que atinge milhões de pessoas e o câncer de mama é um dos mais frequentes. Felizmente a grande maioria dos casos são solucionados, ainda assim os tratamentos e remédios muitas vezes não são acessíveis à boa parte das pessoas, por isso iniciativas de instituições em prol disso são comuns em várias cidades.
Entendo que uma das formas de ajudar é através da doação. Seja ela qual for: de tempo, de trabalho, de materiais, de alimentos ou de dinheiro. Aliás, a vontade de ajudar o próximo é uma marca muito forte do brasileiro, o que falta às vezes são as ferramentas e canais pra isso.
Colaboro com algumas instituições e tenho algumas iniciativas sociais, mas vou me ater aqui nas que são relacionadas ao câncer. Procuro sempre pesquisar antes o histórico, referências e até visitar se possível, pois sei que qualquer recurso será muito bem-vindo para causas sérias e comprometidas.
Sendo assim, há alguns anos (pós tratamento da Linda) encontrei duas organizações com as quais me identifiquei: Casa Ronald e Rio Abrace.
Que fique claro, existem várias outras espalhadas pelo Brasil que fazem excelentes trabalhos. Entendo aqui ser um canal de comunicação que pode ajudar pessoas a adotarem esse tipo de hábito, seja para essa ou até outras causas. Conheço muita gente que tem a intenção de ajudar, potencial, faz questão de saber aonde está sendo alocado seu recurso (tempo, alimentos, materiais, dinheiro, etc), mas em seu cotidiano acaba deixando isso de lado e, ao final de um ano por exemplo, não concretiza aquela sua vontade.
Bom, vou citar brevemente o que conheço das duas e como passei a colaborar. Começando pela Rio Abrace: é uma instituição que fica em Olaria e auxilia pessoas carentes que são diagnosticadas com câncer, com ajuda extensiva também aos familiares. Eles fornecem alimentos, material de higiene, peruca, exames, remédios e muito mais. Existem desde 2003 e já ajudaram mais de 800 pessoas.
O site da instituição é www.juntoscontraocancer.org.br e a contribuição que faço é via depósito, porém pode também solicitar um portador para buscar, basta verificar com eles a disponibilidade.
Agora sobre a Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro: é uma instituição super bem estruturada, pude ir lá 2 vezes. Eles ficam no Maracanã e o foco é ajudar crianças com câncer, lá eles as hospedam juntos com os pais, muitos vindo de outros estados que não tem condições de moradia em aluguel ou hotel, além de fornecer alimentos, terem biblioteca, área recreativa, etc. Mais de 500 voluntários se revezam nos diferentes turnos e, além do famoso McDia Feliz (que ocorreu sábado retrasado) eles contam e muito com a ajuda de doações pessoais, tanto de recursos financeiros, como de materiais, livros, brinquedos e alimentos. A história deles é muito bonita, trata-se da total entrega de dois pais em prol da causa. Você pode ler mais aqui.
O site da instituição é: www.casaronald.com.br e minha contribuição é via depósito e também através da entrega de brinquedos.
E você, quer deixar alguma dica de instituição para ajudar? Você que não tem esse hábito, acha que pode começar?
Compartilhe aqui conosco!
Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊