Linda Rojas

Ação e reação

Toda ação tem uma reação, acredito piamente nisso. Tudo o que a gente planta, colhe e para todas as nossas decisões há consequências. Sejam elas boas ou ruins, o indiscutível é que sempre há.

Muitos ligam a doença a alguma causa emocional. Ah, você foi muito fechada e guardou muita coisa, então: câncer!
Ah, esse rancor que você teve gerou isso: câncer!

Alguém já ouviu algo do tipo?

Eu já e de um familiar próximo. Foi horrível e doloroso, pois aquilo que ele falava sem embasamento nenhum científico, dizia que eu era culpada pela doença.

Apesar de não acreditar nisso, muitas vezes fiquei fuçando aqui dentro se havia uma mágoa guardada, algo que precisasse externar, algum sentimento ruim e embora não seja perfeita, não achei muita coisa. Às vezes estava quase culpando algo que nem era relevante, mas o acusava como bode expiatório.

Mas como a sanidade é um grande triunfo que tenho, não me deixei embalar pelas palavras torturantes de um “achismo” pessoal e logo me sacudi e deixei cair aquelas gotas de veneno.

Sou bem prática, vocês me conhecem. O significado do câncer para mim é algo biológico, científico e humano. Uma célula que má se formou e que o corpo de alguma forma não reagiu e deixou ela se transformar na doença.

Porém, como sou esperta, aproveito toda essa situação para melhorar emocionalmente, espiritualmente e fisicamente. Isso me faz perceber que o conjunto de MENTE nesse momento, passa por uma grande evolução pessoal.

Tive câncer de mama, tá aí uma grande ação na minha vida. Como encontrar a reação perfeita? Pois inevitavelmente ela atrairá um retorno de nós.

E como aquela velha montanha-russa, que nos ajuda a caracterizar os altos e baixos dos sentimentos depois de um diagnóstico, vejo que além da altura, há curvas, movimento, nervosismo, frio na barriga, desespero, medo e até uma certa euforia. Tudo isso numa intensidade jamais vista, precisamos agir diante de tudo isso.

Além de tudo, aquelas vozes cheias de achismo dando pitaco. Cada um com sua convicção enchendo a nossa luta de dúvidas e gerando distrações quando na verdade deveríamos estar totalmente concentrados em AGIR.

Tenho certeza que vocês estão agindo, ainda que precisem se sacudir no meio do caminho e lançar fora algumas palavras que freiam. Vejo vocês tendo reações diferentes e vencendo e percebo que o “vencer” é diferente para cada um.

Isso responde a pergunta feita anteriormente. Encontramos a reação perfeita simplesmente agindo. Assim, do seu jeito, com toda sua fragilidade, com todas as emoções da montanha russa, com o seu jeito perfeito de agir. Que não necessariamente é igual ao meu.

Mas agir é maravilhoso, pois você quebra o fluxo. E ainda que a doença ou essa dificuldade que você vive tenha uma explicação diferente do que é para mim, você está encontrando suas formas de gerar o movimento de reação.

Eu reajo cuidando daquele conjunto poderoso que citei acima. Que geralmente termina em MENTE e só posso deduzir que para mim é EXATAMENTE o que está funcionando.

Gostou? Então compartilhe!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *