Touca Térmica

Chegou outubro e além desse mês ser super importante para a divulgação da prevenção do câncer de mama, eu estou super ansiosa, pois terei dois ciclos de quimioterapia, um que já fiz na última sexta feira dia 06/10 e a outro será dia 27/10. Os ciclos acontecem de 21 em 21 dias e se tudo ocorrer bem acabo dia 17/11.

Lembrando que meu tratamento consiste em 4 doses, 2 já foram (eba!) e desta vez ele esta sendo preventivo, pois sou muito jovem, vale lembrar que NÃO estou mais doente, a cirurgia para a retirada dos seios que fiz no final de julho, foi super bem sucedida e extirpou o “problema”.

Mas vim aqui tirar algumas dúvidas sobre a touca térmica, como comentei no post anterior estou fazendo uso dessa tecnologia para preservar alguns fios. Abaixo vou colocar, com base nos dados oferecidos pela clinica onde faço o tratamento, algumas informações da touca, acho que esta bem “mastigadinho e completo:

Por que os cabelos caem?

A quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida, pois é assim que o câncer se comporta. O cabelo é formado por células que também se dividem rapidamente e por isso é afetado por muitos medicamentos quimioterápicos.

Como funciona o resfriamento?

O dano causado pela quimioterapia ao folículo capilar pode ser diminuído pelo resfriamento do couro cabeludo. A touca, ao reduzir a temperatura do couro cabeludo em alguns graus imediatamente antes, durante e após a administração da quimioterapia, faz com que o fluxo sanguíneo nos folículos capilares seja reduzido, prevenindo ou minimizando a queda do cabelo. Pesquisas demonstram que a técnica é eficaz para vários tipos de drogas, como: Epirrubicina, Doxorrubicina, Taxol e Taxotere.

Quanto tempo dura?

Cerca de 30 minutos de resfriamento pré-infusão, durante a infusão e até 90 minutos após a infusão da droga.

Dói?

Pode haver uma sensação de desconforto ou dor nos primeiros 10-15 minutos do tratamento, que passarão assim que você se acostumar com o frio. A respiração profunda pode ajudar bastante nos primeiros estágios do resfriamento do couro cabeludo. Agasalhe-se em camadas – mesmo em clima quente.

É 100% garantido?

O sucesso do procedimento depende de muitos fatores, como o tipo e estágio do câncer, idade, tipo de cabelo e saúde geral. É importante entender que a queda de cabelo varia de pessoa para pessoa e a retenção de todo cabelo não pode ser garantida. Durante o resfriamento, você pode experimentar alguma queda de cabelo, mas o ciclo de vida dos fios continuará.

fonte: Oncologia Dor

Este é o modelo da touca 😉

Para quem nos acompanha no instagram @umalindajanela fazemos vários stories atualizando sobre todo o processo, inclusive sobre o cabelo. No meu caso, a queda tem acontecido gradativamente, ficando mais intensa nestas últimas semanas, de fato, se não estivesse usando a touca já estaria careca, mas eles estão caindo bastante, super dá para disfarçar, mas o grande lance é o incômodo.

O chão da casa, o travesseiro e a cama começaram a ficar cheios de fios, às vezes só de me mexer começam a cair pela roupa e, por conta disto, decidi cortar ele BEM curtinho ou raspar. O mais importante é nosso bem estar, no meu caso não gosto de ver meus cabelos voando por aí, praticidade para mim leva uma vantagem enorme.

Espero que eu tenha tirado algumas dúvidas 😉
Comentem o que acharam e compartilhem! Afinal, quem sabe onde essa mensagem pode chegar e quantos corações ajudar? (até rimou, rs).

OBS: esses pontos são referentes exclusivamente ao meu caso. Consulte sempre o seu médico.

Siga nosso Instagram @umalindajanela 😉

Gostou? Então compartilhe!

7 thoughts on “Touca Térmica

  1. Encontrei o seu blog através do insta. E desde ontem tenho lido muita coisa legal por aqui. Minha mãe está vencendo um CA no intestino e ontem começo nosso primeiro ciclo de quimio que terá duração de 48hs. É muito bom ler sobre histórias de pessoas que passaram por isso e venceram. A maioria das pessoas só divulgam as tragédias, e isso dificulta muito pra quem está vivendo o tratamento.

    1. Oi Talita, ficamos felizes que esteja gostando do nosso conteúdo. Tratamos de ser o mais verdadeiros possíveis e cuidamos para que tudo seja comunicado Com responsabilidade.
      Tenho certeza que esse período para sua mãe e vocês será de muito aprendizado. Vai passar!!
      Desejo tudo de bom pra ela e mande um beijo enorme.

  2. Olá! Fiz uma mastectomia em ago e comecei a quimioterapia em 29/9. Fiz o uso da touca térmica (inclusive acho q fazemos na mesma clínica de oncologia 😉). Achei tanto sacrifício essa touca.. 🙁 Vc acha que valeu a pena? Qto tempo depois do seu primeiro ciclo os cabelos começaram a cair? Vc vai continuar o tratamento usando a touca? Desculpe tantas perguntas.. mas estou tão sem saber se continuo ou não usando a touca para manter o cabelo.. Bj no seu 💜. Adorei seu blog. 😊

    1. Ana Paula, td bem!? Espero que esteja, na medida do possível. Vou fazer um texto explicando como foi o funcionamento da touca comigo, mas já adianto que é muito pessoal, varia em tanta coisa.
      Meu cabelo teria caído completamento se não fosse pela touca, segurou muitos fios, mas na verdade já estava caindo bastante. Quando a queda começou a me incomodar e fazer mal eu raspei!! Eu sou prática!! Só faltam dois ciclos de quimio e não usarei mais a touca.

      Aguarde o próximo texto.

      Um abraço grande e espero nos encontremos, caso nosso tratamento seja na mesma clínica.

      Muita luz e muita, muita vida 😘

  3. Oie, tbm usei a touca, e comigo tbm não funcionou… Estou na terceira químio, farei 4 no total, a última será dia 07/11.
    Td dando super certo!! Tenho FÉ, Deus é maravilhoso. Meus cabelos caíram no décimo oitavo dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *