Linda Rojas

Como lidar com a quimio branca?

Durante as 3 doses de quimio vermelhas, que foram angustiantes, ansiava pela chegada das brancas. Imaginava que seria um alívio parar de sentir aquele enjoo que se apegava em meu organismo e não me deixava em paz. Pelo menos, os sintomas seriam outros, diziam que eram dores pelo corpo que se assemelhavam aos sintomas de dengue. Tudo parecia melhor àquela sequência de vômitos.

Já contei pra vocês aqui que tive um susto quando chegou a vez de mudar de quimioterapia, o hospital estava com as “brancas” em falta e haviam muitos prontuários na espera. Mais uma vez fui ajudada pelo universo e no meu caso específico eu podia contar com outra opção, mas agora ao invés de 3 doses de 21 em 21 dias, faria 12 doses semanais.

Como vocês sabem reclamei muito no início. Fiquei decepcionada!

Minha veia ficaria dolorida demais e só de pensar em ir toda semana fazer o procedimento já me deixava triste. Fui tola e prontamente me reergui, entendi logo a sorte que tinha tido e agradeci pelo acesso ao tratamento.

Tudo o que acontece tem um porquê na vida e, claro, não podia esquecer que meu anjo da guarda não brinca em serviço. As novas doses foram o melhor que podia ter acontecido. Incrivelmente não sofri quase nada com os sintomas, eram muito leves, nada comparado ao que tinha passado.

No primeiro dia ficava um pouco abatida e cansada, mas nada de dores no corpo, o principal era a falta de paladar, não conseguia sentir sabores e isso dava um certo nervosinho, mas estava feliz da vida.

Certa vez, conversei com minha avó que morava em São Paulo e prometi que iria visitá-la. Não ver sua neta que estava com câncer, deixava ela muito preocupada e era complicado ela vir com seus 93 anos. Para aproveitar o máximo de dias possíveis, fiz a minha mala e levei para o hospital, depois da quimio iria direto para o aeroporto.

A viagem foi tranquila e rápida, fui recebida pelo meu primo e depois de muitos abraços fomos ao encontro da minha avó. Chegando em casa, vi seus cabelinhos brancos, seu sorriso de sempre no rosto, aquele abraço quentinho, aconchegante e cheio de amor que só uma avó sabe dar. Precisava deitar um pouco e descansar, recuperar as forças. Tinha sido ousada de viajar saindo da quimioterapia, mas depois de algumas horas de sono e repouso estava ótima. Lembro dela me ver tirando a peruca e pude sentir seu coração apertadinho, mas ela foi firme, era sua neta que estava ali e para ela nada tinha mudado. Passei uma semana linda junto aos meus tios, família sempre faz bem e tê-los comigo foi a energia que precisava para continuar.

quimio-branca_familia

Como lidar com a quimio branca? Sendo resiliente e sempre agradecida. Hoje só vejo vantagens e de alguma forma, sinto que mais uma vez aconteceu um toque divino em minha vida, onde percebendo que estava esgotada, me foi enviado esse novo tratamento que melhoraria os meus sintomas dolorosos. O melhor de tudo é que a eficácia era a mesma. Até agora me arrependo por num primeiro momento ter reclamado e ter sido mal agradecida. No momento não sabemos por que as coisas acontecem, o cenário pode parecer difícil e monstruoso, mas antes de mais nada, temos que lembrar que todas as coisas cooperam para o bem, daqueles que amam a VIDA!!

Um beijo ao céu para minha avózinha que hoje me abençoa lá de cima 🙏🏻

quimio-branca_balao

Obs: qualquer ponto referente ao tratamento deve ser conversado e orientado pelo seu médico. Há muitas variáveis para cada caso e tipo de câncer.

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊

Gostou? Então compartilhe!

20 Comentários

  • Karla

    Querida, tua forma de falar sobre a experiência é tão bonita e leve sem deixar de colocar a realidade do tratamento. Estou passando por isso e a partir do dia 21/11/17 começarei as quimios brancas. Um abraço!

    • Linda Rojas

      Karla, nossa intenção é justamente essa, contar tudo como realmente aconteceu. Foi intenso, mas conseguimos levar leveza na medida que dava. Bom tratamento para você e que os efeitos colaterais sejam bem brandos. Estamos torcendo por vc! Um beijo enorme!

  • Izabel Araújo

    Olá me chamo Izabel Araújo de São José dos Campos SP. Tudo bem com você?
    Gostei muito da sua história Karla…
    Hoje 06/06/2018 passei pela minha primeira experiência com a quimioterapia branca.
    Confesso que estou sentindo apenas uma tontura leve…cansasso também leve e um pouquinho sonolenta. Fui diagnosticada com carcinoma insito ductal invasivo da mama direita em estágio inicial…fiz a mastectomia radical e agora começou o tratamento. Obrigada pela força!!

  • Nathalia

    Também estou na batalha, busquei sobre as quimios brancas semanais no Google e cheguei aqui. Estou no ciclo das quatro primeiras ditas “as vermelhas” vou para a terceira seção semana que vem. A primeira foi tranquila, na segunda não quis tomar os remédios de náuseas e enjoos e passei muito muito mal. Estou me preparando para a semana que vem e com fé de que será mais tranquila. Sobre as brancas ler seu depoimento foi bem esclarecedor, cada organismo é único, com fé em Deus seguiremos. A minha cirurgia será após os ciclos. Carcinoma invasivo estágio 2, mama esquerda. Obrigada por sua contribuição 😘

    • Linda Rojas

      Oi Nathalia, me conte como está? Como está correndo tudo? Pelas minhas contas deve estar quase acabando e espero do fundo do coração que tudo passe voando e logo vc só olhe para esta fase como aprendizado. Estou orando por vc ♥

    • Juliana

      Oi Natália vi que pela data acho que ha terminou às sessões de quimio , vc ja fez a cirurgia, estou perguntando porque eu também estou fazendo os ciclos primeiro! Gostaria de saber se diminuiu o nódulo com as quimios??? Obrigada

  • Ana

    Olá! Acabei de retirar meu útero devido ao câncer, e fui encaminhada para sessões de radioterapia e quimioterapia. A medica me disse que a quimio é bem tranquila e que ela serve mais para potencializar o efeito da radio. Estou com muito medo, pois iniciarei em um novo trabalho neste período e a empresa não sabe do meu tratamento. Meus médicos disseram que consigo conciliar com o trabalho, pois os sintomas não irão interferir em minha produtividade. Estou com medo e assustada.

    • Linda Rojas

      Olá Ana, imagino tudo que está passando dentro de você. Queria poder tirar esse medo do seu coração, mas tb passei por ele. Minha amiga, só posso lhe dizer que tudo vai passar e estarei orando para que seja o mais rápido possível.
      Realmente espero que a quimio seja imperceptível em sintomas pra vc, mas cada organismo responde diferente. Sugiro que seja transparente com o seu empregador, é importante eles saberem e espero que lhe deem total apoio. Um beijo grande!!

  • Juliana

    Olá meu nome é Juliana , vou fazer a 4 sessao de quimio a vermelha, e logo depois vou para as brancas a Dra me sugeriu fazer toda semana 12 sessões, ou posso fazer 4 de 15 em 15, na verdade não entendi muito isso, é claro que sei q de 15 em 15 é mais forte, mas não bate a quantidade de tratamento, mas agora com sua explicação sob a reação dela estou mais tranquila! !!
    Câncer de mama invasivo estágio 2

  • Izaira Francisca de Moraes

    Oi,fiz 04 vermelhas e 12brancas,mas na 08branca peguei uma forte alergia,pois tinha faltado a medição e trocaram a semanal por uma de 21 dias,, ainda não recuperei,e estou com muita medo das restantes,pois acabei de ve no site que duas mulheres morreram devido a alergia e os sintomas foram iguais ao meu!!

  • Andresa Ferreira

    Oi, bom dia. Fiz as 4 sessões da vermelha e agora vou comentar as 12 brancas e espero que seja melhor que as vermelhas, pois passei muito mal. Mas com as explicações fico mas tranquila para seguir em frente.
    Câncer de mama invasivo estágio 2

    • Linda Rojas

      Andresa, tb sofri com as vermelhas, mas vou torcer para que as reações das brancas sejam quase nulas, igual as minhas. Além dos mais, só do fato de “mudar” de sintomas, já da um alívio… e logo tudo passa.

  • Silvio

    Lindo depoimento. O sofrimento pela descoberta de um câncer não fica restrito ao ao paciente, mas também se estende aos familiares mais queridos. Felizmente, temos nossos amigos espirituais, anjos de luz, que nos fortalecem. Minha ex esposa está em tratamento de um câncer de mama e nossas orações e vibrações são para que, a falange médica espiritual possa fortalece-la em todo o processo de cura. Mas também oro pelos familiares que sofrem muito com tudo isso. Deus, na sua infinita justiça e amor, reserva a cada um de nós, um plano para o fortalecimento espiritual enquanto encarnados. Deus é justo e nosso Pai, por isso coloquemos Nele nossa fé, esperança e todo amor. Fique em paz.

    • Linda Rojas

      Silvio, quando pensamos em compartilhar a nossa história, foi justamente para também trazer o câncer sob outras perspectivas, principalmente a dos familiares, amigos e pessoas próximas que também precisam de ajuda e apoio em lidas com tudo. ♥
      Estou orando por sua ex esposa. ♥

  • Gianete de Lima santos

    Oi, meu nome é Giane, estou fazendo a terceira seção da quimeo vermelha, a primeira passei mal no primeiro dia, por que não tomei os remédios direito que a médica recomendou, mas na segunda em diante não senti quase nada, só a queda de cabelo que ocorreu no 14 dia , estou ansiosa pela branca, espero que sejam mais suaves, (carcinoma ductal invasivo do tipo não especial), estágio 2

    • Linda Rojas

      Oi Giane, as minhas brancas, das 2x foram mais brandas. Vou torcer para que isso aconteça no seu caso. Contagem sempre regressiva que fica mais fácil!! 🙂

  • Cristina

    Olá! É tão bom quando não temos os efeitos colaterais, já fiz as 4 vermelhas, passei muito mal na primeira, mas depois as outras foram mais tranquilas, vou começar com as brancas espero que seja mais tranquila, pois tenho um bebê para cuidar e ainda tbm não coloquei o cateter e não queria colocar pois não poderei pegar peso por uns dias
    Você chegou a colocar o cateter?

    • Linda Rojas

      Cristina, sua mensagem ficou presa numa aba de spam. Resgatei agora. ME conte como estão as coisas.
      As quimios brancas para mim foram mais tranquilas, espero tenham sido para vc tb. Um beijo enorme em vc e seu bebê. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *