Linda Rojas

Ahhh o verão

O verão é umas das minhas estações favoritas. Gosto de poder vestir roupas leves, usar quase nada de maquiagem e pegar sol. Adoro pegar sol e ficar bronzeada.

Durante o tratamento o calor foi um desafio, pois umas das regras mais importantes durante a quimio “vermelha” era me proteger o máximo possível dos raios, pois podia causar manchas na pele. Por conta disto, quando precisava sair para lugares abertos, tomava todos os cuidados possíveis. Confesso que era um pouco desconfortável, principalmente quando usava a peruca, ela era de alta qualidade e bem arejada, até conseguia sentir um pouco de vento entre os fios, mas a temperatura no Rio é tão alta que na maioria das vezes arrancava a peruca no meio da rua. Sempre levava um lenço estiloso comigo, assim não deixava de proteger minha carequinha. Nem preciso falar que o protetor solar começou a fazer parte da minha rotinha e inclusive uso até hoje.

Quando mudamos o ciclo e passei para a quimio “branca”, o médico liberou um pouco de sol e finalmente podia ir à praia, com muita proteção, claro. Minha mãe, mesmo tendo ouvido as especificações, sempre implicava e no fundo preferia que eu não fosse, tinha medo de um câncer de pele. Mas com a liberação dos médicos e os cuidados recomendados não havia risco, ao contrário, eles diziam que me faria muito bem.

O mundo parecia muito melhor tomando um banho de mar, olhando aquela imensidão na sombra do meu guarda sol, sentindo a areia sob meus pés. O meu humor mudava, minhas esperanças eram renovadas, me sentia viva!

Sei que temos algumas restrições durante o tratamento, muitas delas são alguns hábitos que temos enraizados ou algo que gostamos muito. É importante conversar sempre com o médico, ele pode dar algumas ideias para retomar alguma atividade ou até mesmo criar uma nova.

Tendo uma boa parceria com nossos anjos de jaleco, vamos descobrindo aos poucos maneiras de tornar tudo mais leve, seja fazendo alguma atividade física, fazendo algum tipo de passeio, meditando ou simplesmente sentindo um pouco de sol e a brisa do mar.

Obs: as liberações médicas contadas neste texto, tratam-se exclusivamente do meu caso específico. Caso surja alguma dúvida, pergunte unicamente ao seu médico.

linda_verao

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊

Gostou? Então compartilhe!

Um comentário

  • Elizabeth

    Ah o verão … neste verão estou em tratamento, fazendo quimioterapia … Então ja sabe … restrição !!
    Mas tenho muita fé e sei que esse verão vai passar e eu vou voltar para minha vida normal !! Sempre gostei de passear muito nas minha férias, mas esse ano estou comportadinha em casa !!
    Tem hora que bate uma tristeza … mais vai passar !!
    Tudo sempre passa !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *