Caio Barreto

2017 com tudo!

2017 acabou de começar. Ou melhor, já passaram 9 dias e nesse período podemos fazer muita coisa, certo? Tudo depende dos objetivos que você traçou. Nada melhor que o término do ciclo de um ano para que a gente possa refletir como foi o anterior e projetar o que queremos para o próximo.

Entendo que é importante estabelecermos metas para conseguir direcionar esforços em prol disso. Óbvio que não controlamos fatores externos e surpresas que a vida nos traz, afinal vai que poucos dias desse post descubro que ganhei na loteria? Mudaria muita coisa certamente, mas num cenário mais realista, como dizem pesquisadores em CNTP (condições normais de temperatura e pressão), podemos estar melhor preparados e percorrer nosso caminho de uma forma mais planejada.

Quando a gente se planeja e adota iniciativas para “fazer aqueles objetivos acontecerem” parece que o entorno também conspira a nosso favor, como um ciclo virtuoso.

Uma das frases mais famosas em empreendedorismo é que “sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Inclusive há um livro excelente chamado “Sonho Grande”, biografia de grandes empresários, que aborda também essa questão. Recomendo.

Olha só que interessante: se você alcançar metade dos objetivos de um sonho realmente grande, pode ter sido uma conquista muito relevante e importante. Ao passo que se você atingir 100% de um sonho muito menor, ainda assim pode ter ido bem menos longe do que poderia. Entendeu o ponto?

Mas temos que ser pé no chão, ter paciência e entender que os recursos são limitados: tempo, dinheiro, conhecimento, porém usa-los de forma estratégica.

Ok, mas o que isso tem a ver com o Uma Linda Janela? Por que você está abordando esse assunto? Isso tudo parece muito teórico…

Para responder essas dúvidas que possam ter surgido, vou usar um exemplo prático que aconteceu ontem. Linda e eu fomos na piscina do prédio tomar sol e nos refrescar um pouco. Mas o tempo ficou nublado e resolvemos aproveitar para falar das metas do nosso projeto em 2017. Eu havia escrito algumas sugestões e após conversarmos bastante estabelecemos em conjunto alguns objetivos centrais, compreendendo que ao alcança-los estaríamos no caminho certo de como e quanto queremos espalhar essa mensagem sobre nossa experiência.

Outro ponto é que você compartilha-los com pessoas e uma rede pode ser extremamente útil e leva-lo a uma ajuda, claro que respeitando se não for algo confidencial, por exemplo.

Vou então expôr aqui 2 dos objetivos que traçamos:

  • Realizar 25 palestras em 2017
  • Realizar pelo menos 1 palestra fora da região do Grande Rio (Rio de Janeiro, Niterói, Caxias), já que moramos no RJ

Mas por que 25? Ano passado foram realizadas 12 palestras entre agosto e dezembro. Percebemos que 25 seria um aumento já considerável e plausível para a nossa realidade, de conciliar com trabalho, estudo e o casamento 🙂
Aliás, quem já quiser fazer contato a respeito, só comentar aqui ou mandar email para bemvindo@umalindajanela.com 😉

E em relação à outra? Tiveram apresentações em 2016 no Rio de Janeiro e Niterói. Ir além desse eixo, pra nós, significa um passo para aumentar as nossas fronteiras e um reconhecimento a mais do que a repercussão online pode proporcionar.

Claro que não basta escrever, temos então que pensar e agir para chegar lá. Caso você ainda não tenha feito isso e não saiba por onde começar para estabelecer suas metas, dou a dica do método SMART, muito reconhecido e de fácil aplicação. Ele se baseia no conceito de que cada meta deve seguir 5 princípios básicos, como mostra a imagem abaixo:

smart3
Outro exemplo meu e da Linda para ajudar a ilustrar:

– Ter 100% definido até final de janeiro o fotógrafo do nosso casamento.

Percebeu como é fácil? Importante acompanhar e adotar iniciativas. Temos praticamente o ano inteiro pela frente, muitos sonhos e, ao mesmo tempo, oportunidades.

E você, já parou pra pensar no que quer em 2017? Vamos ficar felizes de saber!

target-dart
Sonhe grande, estabeleça metas e esteja focado para realiza-las

 

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊

Gostou? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *