Linda Rojas

Recomeço

Antes de contar como o cabelo começa a cair e de como foi encarar a segunda sessão de quimioterapia, decidi me aprofundar mais um pouco no tanto de sentimentos que aquelas gotinhas provocam. Pensando com mais calma sobre isso hoje, depois de 4 anos, é impressionante como se arma uma confusão dentro de mim. Imaginem naquela época onde tudo estava a flor da pele.

Nos dias em que os sintomas são mais agudos pensei muitas vezes em abandonar o tratamento, no fundo sabia que não estava falando sério, era uma espécie de delírio. Quando o mal estar ia embora, me sentia boba por ter pensado nisso.

A quimioterapia é uma prova de resistência e como estamos sendo expostos ao limite de nossas forças, física e mentalmente estamos frágeis, ficamos confusos e temos que nos vigiar para não desviar do caminho que nos leva a vencer.

Faço parte de um grupo no Facebook, de mulheres que tem alguma relação com o câncer de mama e ontem decidi perguntar a elas qual é a primeira palavra que vem à mente quando pensam em quimioterapia. Para a minha surpresa a maioria colocou a palavra cura, seguida de outras como, vida, fé, esperança e salvação. Sério! Essas moças, são um exemplo para todos nós, cada dia mais admiro cada uma delas e me incluo, pois não vou ser modesta. Só nós sabemos que guerra é essa e poder, no final de tudo, entender o tratamento com positividade, é vencer duplamente.

meninas-do-peito
Observei outras palavras como medo, “mal necessário” e outras que faziam menção à queda dos cabelos. Uma colocou um “pqp” e pediu desculpas por ter sido a primeira expressão que teve ao pensar nisso. rs
A palavra “furadas” não foi esquecida já que, caso vocês não saibam, na maioria das vezes, podemos usar somente as veias do braço do lado oposto da cirurgia. Imaginem só, no meu caso, quantas picadas, fazendo 6 meses de tratamento.
Finalmente alguém colocou “turbilhão de sentimentos” e indescritível. Elas tem razão!

E por último deixo duas que me inspiraram e me fizeram pensar muito e vou explicar o porquê.

Deus – acho que associamos o remédio a uma coisa tão boa, que cura e, nesse momento usamos tanto nossa fé que nos aproximamos ainda mais de Deus.

Recomeço – posso dizer que amei esta definição. Sinto que “zerei a vida” e tive a chance de ir para outra etapa. Pude começar de novo e com algumas vantagens, por já ter passado pelos desafios da fase anterior. Agora posso olhar para os obstáculos e calcular se são realmente grandes. Na verdade, na maioria das vezes, começamos a vê-los menores e, ao passar por eles, não nos assustam tanto e a estratégia para vencê-los desta vez está melhor definida.

Espero que possam perceber como essa página de nossa história é profunda. São sensações desencontradas, elementos novos, momentos marcantes. Fomos imersos em um furacão que chegou sem aviso prévio, que devasta, mas também limpa. Reconstruímos tudo e cá estamos, sobrevivemos. 💪🏻

 

recomeco
Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊
Gostou? Então compartilhe!

Um comentário

  • Sílvia Molina

    Amei as palavras, e vi q vc citou meu comentário..” turbilhão de sentimentos”.. é exatamente assim q sinto uma mistura de tudo,pois vai do medo de morrer, mas ao mesmo tempo vem uma força q parecemos a mulher maravilha..rs..isso se chama Fé.Digo q nos renascemos a cada dia..e sou grata a cada dia q acordo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *