Convidados

Além das fronteiras – por Narcisa Ríos

Uma Linda Janela, uma linda oportunidade para conhecer a história de uma pessoa incrivelmente maravilhosa. A história da Linda, da minha amiga de infância, de sorrisos e lembranças da escola, da época de puros aprendizados. Da amizade que não acaba, que perdura no tempo e que é para sempre!

Vamos começar então: conheci essa pessoa fantástica que, de algum jeito, a vida levou nessa época pro Chile sendo parte de uma historia que faz essa minha amiga tao forte e serena, doce e lutadora. Aquela menina que chegou no meu país com um sotaque pouco convencional para todo o pessoal da escola e essa mistura dela, entre brasileira e chilena, criou o que ela é hoje; um anjo da vida.

Quantas memórias daqueles tempos, de uma amizade que esperava prosperar até muitos anos mais, só que repentinamente ela teve que voltar no Brasil e entre promessas desejamos voltar a nos ver, nos reencontrar. Qual a probabilidade havia disso acontecer? Quase zero nessa época, considerando a nossa idade e a falta de independência.

A vida deixou a amizade “em gelo”, como dizemos no Chile, até que finalmente chegou a tecnologia, nos reencontramos, mas não foi igual. Até que por conta de uma viagem pessoal, fui ao Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, e tentei chegar nesse contato de infância, que não foi fácil de conseguir, já que aquela menina, minha amiga nesse momento não estava disponível.

Por quê? Porque simplesmente eu desconhecia um momento muito importante de sua vida. Aquela menina forte, alegre e sorridente impediu que o mundo entendesse o que estava acontecendo com ela para não nos preocupar, e com a peruca e maquiagem, nunca imaginei pelo que essa minha amiga estava passando. O câncer fazia parte da sua vida, sim…o câncer.

Foi quando o seu irmão me falou: “infelizmente não tem como vocês se encontrarem, porque ela está com uma doença muito séria e vai ser impossível durante a sua estadia, nos desculpe”. Quando escutei essa informação não conseguia acreditar, como uma pessoa tao saudável, tao jovem, enérgica e cheia de harmonia poderia estar passando por isso. Meu sentimento foi de uma tristeza enorme, de vontade de abraça-la, mas tinham passado tantos anos que não poderia chegar e perturbar num momento tao pessoal e íntimo.

Passou-se um tempo e voltei ao Rio de Janeiro. E sem perder as esperanças voltei a tentar um contato, e dessa vez finalmente deu certo. Visitei ela na sua casa…me reencontrei com uma família maravilhosa: com a sua mãe, a “Tía Paty” doce e amável, mulher cheia de amor e força, lutadora da vida. E, principalmente reencontrei também a minha amiga, que após muitos anos conseguia ao fim olhar de frente, abraçar e enche-la de carinho e amor.

Minha amiga que tinha saído dessa fase triste, dos enfrentamentos da vida porque esse seu coração conseguiu derrubar a doença, conseguiu cruzar as barreiras do caminho, as consequências de uma vida que foi feita para aquela menina que veio ao mundo para nos dar um ensinamento enorme. O ensinamento do coração nobre, de alma poderosa e de paciência incomparável.

Foi assim que, entre lágrimas e choro, conseguimos nos reencontrar, conseguimos bater esse papo depois de tanto tempo. E que nos levou a nunca mais nos separar.

Quando nos reencontramos
Quando nos reencontramos

Hoje eu sei que não poderei deixar, não poderia porque foi muito o que eu aprendi com essa pessoa que é meu anjo, minha inspiração porque por mais difícil que sejam as provas da vida, temos a clareza de que tudo sempre com o linguagem do coração vai passar. Quando colocamos a nossa energia em mudar os problemas, as tristezas, em se levantar e caminhar…em caminhar para logo correr.

Soubemos que é essa a esperança da vida e que realmente não é algo clichê, pelo contrário, é real se a gente sente dedica nosso coração e é justamente essa a história da minha amiga, um milagre para alguns, uma realidade para os que acreditam na força do coração.

Ela acompanhada pela familia e seu noivo Caio, seu amor e parceiro, seu companheiro carinhoso, conseguiram acabar com o câncer.  Que casal maravilhoso cheguei a conhecer, que te ensina a lutar pelas grandes dificuldades da estrada. Que te leva a entender o amor verdadeiro por outra perspectiva, esse amor que algum dia espero encontrar porque são um exemplo para muitos. Que maravilha da vida, a minha amiga achou um grande parceiro, aquele que sofreu em conjunto, que ajudo a levanta-la e que hoje continua do seu lado, prontos para se casar. Essa é a união de quem só poderia se merecer com sorriso e alegria, com parceria e verdade.

Essa história é um ensinamento de fé, de esperança e amor. E hoje acredito que todo novo dia é uma oportunidade pra avançar, para crescer e sorrir. As pessoas entram na nossa vida para nos ensinar, para nos ajudar a entender a vida, para simplesmente melhorar ou nos dar uma alegria. Eu acredito nisso, tenho a humilde certeza que é simplesmente assim.

E essa minha amiga de quem estamos falando aqui é a Linda, nossa Linda!! A linda janela que hoje compartlilha conosco sua vida…seu coração! Obrigada amiga por tanto e por tudo minha irmã, obrigada por me fazer parte de sua história, de sua passagem da vida…Para hoje e para sempre estou aqui para você.

Carmen (minha irmã), eu e Linda
Carmen (minha irmã), eu e Linda

 

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊

 

Gostou? Então compartilhe!

Um comentário

  • Jeanette Noguera

    Que linda historia de uma amizade abençoada, só poderia ser a sua Lindinha amada y muito querida por todos, você e sua amiga Narcisa são muito mais que amigas, são irmãs da vida, vivendo e compartilhando experiencias inesquecíveis, Deus abençoe a amizade e a vida de vocês sempre!…..te amo Lindinha do meu coração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *