Caio Barreto

Plants vs Zombies

Atualmente um dos maiores fenômenos mundiais é o Pokémon GO. Não só movimenta o mundo dos games, como está sendo disruptivo, ou seja, criando um novo paradigma para o poder e a forma de uso de um jogo através da realidade aumentada.

São milhões de novos usuários por dia, centenas de milhares de dólares gastos para incrementar os recursos dos usuários, além de investimentos até de marcas querendo aproveitar essa onda e gerar movimento em suas lojas.

Mas minha intenção aqui não é falar dessa parte do jogo, mas sim analisa-lo sobre a perspectiva do entretenimento em si e como esse e tantos outros games podem ser aliados durante um período mais difícil.

Na época do tratamento, principalmente da quimioterapia, eu e Linda ficávamos durante grande parte dos finais de semana em casa. Claro, ela não estava em condições de sair por conta dos efeitos colaterais do tratamento.

Foi aí que nos indicaram o Plants vc Zombies. Um jogo em que plantas com vários poderes (atirar, jogar fogo, vento, etc) tinham que ser posicionadas para enfrentar zumbis que vinham atacá-las. Isso acontecendo em cenários que lembravam tabuleiros de xadrez.

Zombie Plants, nosso vício
Plants vs Zombies, nosso vício

Descrevendo assim parece algo bem doido e até bobo, mas o jogo nos viciou. Depois vimos que também tratava-se também de um fenômeno (a época, claro) com milhares de jogadores.

Ficávamos jogando às vezes durante até 10h. Sério! Isso preenchia nosso sábado e domingo, além de ser uma atividade que fazíamos juntos. A Linda podia participar, então aquele tempo era aproveitado e compartilhado entre nós. Uma série, filme ou programa de TV cumprem esse papel também, mas o espectador assume uma postura totalmente passiva, sem interação de quem assiste.

Com o jogo, não havia a sensação de “não poder fazer isso ou aquilo” ou “não poder sair”. Era a nossa diversão, onde estávamos felizes e entretidos por aquele jogo. Depois de zera-lo, até tentamos outros, alguns interessantes, porém nenhum que chegasse perto do Plants vs Zombies, pelo menos pra gente.

Observando muito tempo depois, pude perceber que esses momentos quase se deslocavam da realidade da doença e do processo. É o poder que esses games tem de nos levar, ainda que durante um tempo, pra outro mundo.

Quem tem filho provavelmente já viu ou soube de hospitais e clínicas que possuem espaços exclusivos dedicados a crianças que são totalmente coloridos, com jogos, lápis de cor e outros itens. Por que não nos deixar distrair também?

Li recentemente uma matéria que mostrava o Pokémon GO sendo usado no tratamento infantil para pacientes que ficam longos períodos no hospital, com o objetivo de estimula-los a se levantar, andar e circular um pouco.

Linda e eu entendemos que esses vários estímulos e momentos, como ela citou aqui, estão a nossa volta na maior parte das vezes. Temos então que nos permitir aproveita-los e experimenta-los, com certeza a jornada fica melhor com eles.

Pokemón GO no tratamento para crianças
Pokemón GO no tratamento para crianças

 

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊

Gostou? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *