Linda Rojas

Na dúvida? Pergunte!

Após as cirurgias, começamos a nos preparar para o tratamento e já estava sendo acompanhada por duas especialidades, a mastologia e oncologia. O médico disse que consistiria em 6 sessões de quimioterapia com intervalos de 21 em 21 dias cada. Seriam 3 “vermelhas” e 3 “brancas”. Não sei suas composições nem seus nomes técnicos, as chamo assim em referência às suas cores, claro, mas também porque fazia parte do nosso dialeto na sala de enfermagem. Após 4 meses desse primeiro procedimento daria um intervalo e logo 28 dias seguidos (menos final de semana) com sessões de radioterapia.

Estávamos na sala com o médico minha mãe, o Caio e meu irmão que havia vindo às pressas do Chile para nos prestar apoio e amor. Era o que precisávamos. Lembro do oncologista nos dando as últimas informações e o Caio, como sempre fazia nas consultas, tirava seu caderninho da mochila e anotava tudo. Nós fazíamos muitas perguntas e não nos permitíamos sair dali com nenhuma dúvida.

Como meu tratamento foi num hospital Universitário já fui atendida por muitos médicos residentes. Alguns explicavam mais e melhor que outros, por isso deixo uma sugestão: perguntem tudo! Quanto mais sabemos e entendemos sobre um determinado assunto, mais seguros nos sentimos.

Nessas horas vamos sem perceber deixando muitas pessoas opinarem e nós mesmos procuramos explicações de outras fontes, como a internet por exemplo. É importante sim, mas cada caso é um caso então a melhor forma de conseguir respostas é pelo seu médico que está totalmente por dentro do seu quadro clínico. Não tenham vergonha de perguntar e mesmo não entendendo na primeira explicação, perguntem de novo até obterem clareza e então a doença não vai amedrontar tanto, nem dará espaço para fazer especulações.

Assim estava saindo daquela sala. Dali a uma semana começaria a quimioterapia e entendi exatamente o que iria sentir, quais seriam os principais sintomas e em que momento deveria recorrer ao médico, se precisasse. Sabia que após essa primeira dose meu cabelo começaria a cair e em 10 dias estaria de novo visual 🙂

Fui me preparando para o próximo passo, que seria já comprar uma peruca. Mas isso vou contar com detalhes no post dessa quinta 😉

Informação nunca é demais. Pergunte!
Informação nunca é demais. Pergunte!

Ps: se quiser comentar, basta clicar no título do post. Abrirá uma janela com o campo de comentários abaixo 😊

Gostou? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *